27 de out. de 2010

Desenho - Dicas e Truques II- Quadriculação

Curso de desenho à mão livre II

Quadriculação

Desenvolvido na época do  Renascimento ( aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII - Wikipedia ) para facilitar o desenho , o processo de quadriculação possibilita copiar objetos em várias escalas.
Este método é ótimo para quem não tem lá muita familiaridade com desenho à mão livre e/ou se sente intimidado diante de uma folha de papel em branco, apesar disso ser comum até mesmo em grandes artistas.
Além de proporcionar resultados 'desenhísticos' quase que imediatos, o processo de quadriculação possibilita ter uma noção imediata de proporcionalidade, seja de feições humanas, pessoas, animais, flores etc etc (ou seja,o que quiser).
Proporcionalidade a partir de esboços convencionais é algo que se adquire com o tempo, paciência e perseverança para conseguir-se resultados satisfatórios.

O método de quadriculação pode ser usado tanto para copiar imagens do mesmo tamanho, como também para aumentar ou diminuir uma imagem.

Começando.. do começo!

Vou tomar como exemplo algo bem simples e depois uma coisa um pouco mais complexa. A partir dos exemplos, é só começar a treinar.
O método da quadriculação é simples e você precisará basicamente de algumas folhas de papel , uma régua, caneta, borracha macia e um bom lápis grafite ( nº 6B é excelente para desenho e técnicas de sombreamento e pode ser comprado em qualquer papelaria de médio porte ).

Tomei como exemplo o personagem ' O amigãozão ' (do desenhista Andrés Lieban) - quadriculei com caneta em 5 x 5 quadradinhos de 1 cm cada e para o desenho coloquei o triplo na proporção, que ficou com 5 x 5 quadrados de 3 cm cada, então a lógica consiste em multiplicar ( para um desenho maior) ou dividir ( para um desenho menor):

Tenho aqui uma figura dividida em 5x5 quadrados de 1 cm totalizando 5cm x 5 cm ou 25cm²

O processo é fácil, basta ir copiando , na base do 'olhômetro', os traços que estão dentro dos quadrados e manter um padrão até o fim do desenho respeitando os limites dos traços:

Tenho agora a mesma figura sendo desenhada na proporção 5x5 de 3cm o que resulta numa imagem de 15cm x 15cm ou 225cm²


Observe que, quanto maior o número de quadrados, maior tranquilidade você terá nos traços e mais próximo ficará da semelhança com a imagem original.
Não se esqueça de fazer o quadriculado à lápis bem suave para que se possa apagar depois sem borrar muito.
E, por fim:


Espero que tenham gostado. O segredo está em se fazer a quadriculação correta mantendo a proporção e tendo as medidas certas. Use um esquadro para fazer os quadrados corretamente.

"_Esse método funciona com elementos fora do papel?"

Respondo que sim!
Você precisará de uma folha de acetato de tamanho ao seu gosto, uma caneta para retroprojetor, cartolina ou papelão e massa de modelar e deverá montar o esquema como mostra a figura:


A massa de modelar servirá para fixar o quadro


Observe que também pode ser usado para modelos vivos:


Um recurso legal para fazer áreas detalhadas é quadricular dentro de um quadrado. Pode-se tomar como exemplo o rosto da moça na foto no qual os traços das feições são suaves e precisos e onde deverá ser dado muito mais atenção na hora do desenho, mas nada que um pouco de prática não resolva.
Bom... that's all por enquanto. Espero que tenha sido proveitoso e didático.
Grande abraço.

Gostou do post? Sim? Não? Deixe um comentário:


Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

5 comentários:

  1. É esse método eu já conheço e até
    pratiquei com mangá...
    È muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente perfeito seu blog meu caro :D

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Ale, fico feliz que tenha gostado - volte sempre que puder , em breve teremos mais novidades por aqui.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, gostei muito do blog, parabéns! Dicas excelentes!
      Me tire uma dúvida... A folha de acetato é A3 ou A4? ou tanto faz?
      abraço!

      Excluir
    2. Oá, André, tudo bem? O tamanho do acetato vai depender do motivo ou modelo que vc quer desenhar. Deixe uma distância confortável entre vc e o objeto de forma que vc possa desenhar o que vc quer captar - se uma parte do objeto, se o objeto todo etc. Tenha acetato de vários tamanhos, daí estará preparado para qualquer idéia que aparecer.
      Grande abraço!

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.