7 de dez. de 2010

Desenho Artístico - Dicas e Truques IV - Mesa de Luz

Curso de Desenho à Mão Livre IV - Mesa de Luz para Desenho



Acessório opcional ( mas muito útil ) para quem quer se aprofundar um pouco mais em desenho artístico.

 Definição de mesa de luz para desenho artístico:
http://hqdraw.wordpress.com/pra-que-serve-mesa-de-luz/


" Para que serve mesa de luz?

1 – Agilizar a arte-final
É a função mais clássica da mesa de luz. Faz-se o desenho a lápis em uma folha de papel e faz-se a arte-final, à tinta, em outra folha, sobreposta à primeira. Presa com clipes, grampos ou adesivos, a luz que vem sob as folhas dá a transparência necessária para que o lápis seja visto na folha de cima, que receberá o acabamento à tinta. Com isso, não só não é necessário apagar o lápis depois (tarefa necessária quando desenho e e arte-final são feitos na mesma folha) como também tem-se o desenho a lápis salvo no caso de derramar-se tinta sobre a página ou em outro acidente semelhante.

2 – Avaliar melhor o desenho
Para conferir as proporções e a simetria do seu desenho, nada melhor do que vê-lo espelhado do avesso. Isso facilita muito aos nossos olhos perceberem imperfeições no desenho, que podem ser facilmente corrigidas. Sendo assim,a mesa de luz ajuda e muito: basta virar a folha para o verso e a luz fará com que você veja a imagem espelhada.

3 – Mais de um esboço
Com a mesa de luz, é mais fácil fazer esboços progressivos em folhas diferentes. Na primeira folha, faz-se um esboço mais bruto e rabiscado. Colocando uma folha sobre esta primeira, faz-se nela um segundo esboço, mais limpo e detalhado. Este último esboço servirá de base para a arte-final.

4 – Trabalho com guias
Para agilizar o meu desenho, tenho uma série de folhas-guia impressas. Cada uma tem um padrão que uso como base, dependendo do desenho: linhas verticais, horizontais, quadriculados, linhas partindo de um ponto de fuga, curvas, entre outras, todas feitas no CorelDraw e impressas no papel. Daí, em vez de pegar a régua e traçar a lápis linhas-guia, apenas coloco estas folhas-guia sob o papel de desenho e ligo a mesa de luz.

5 – Variações sutis de um mesmo desenho

Em alguns casos, preciso desenhar a mesma figura mais de uma vez em posições diferentes ou com pequenas mudanças de uma imagem para outra. Daí, faço o primeiro desenho e, com ele sob uma folha nova, traço o segundo desenho, tendo-o como base, para que as mudanças sejam somente as necessárias."


Mesa de Luz que também serve para animação


Pode ser comprada pronta ou ser feita artesanalmente em casa, bastando para isso um mínimo de conhecimento para trabalhar com medidas e instalação de lâmpadas fluorescentes.

Saiba como fazer sua mesa de luz facilmente clicando  AQUI


3 comentários:

  1. Quem não tiver muito jeito para fazer uma mesa de luz pode comprar uma de led ultra fina, leve e portátil, tamanho A3 ou A4 e a muito bom preço.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-526312917-mesa-de-luz-led-a3-desenho-comic-tatoo-foto-ilustraco-arte-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529086010-mesa-de-luz-led-a4-desenho-comic-tatoo-foto-ilustraco-arte-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, Roberto, mas a página foi deletada do Mercado Livre...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.