11 de fev. de 2011

Desenho a Lápis - "O iluminado" - Esboço



Pessoal, boas!

Voltei com mais um esboço que vagava no meio das minhas coisas e que também resolvi terminá-lo para postar no blog, para servir de referência.
A 'bola da vez' é uma imagem famosa do cinema - a sequência do banheiro do filme ''O Iluminado'', com Jack Nicholson. Usei como material o que é praxe ( pelo menos pra mim ;) ) = lapiseira, lápis comum e lápis 6B.
Posicionei todos os elementos em seus devidos lugares mas sem me preocupar com a 'cabeça de ovo', pelo menos não desta vez.

Comecei pelos olhos e demais elementos, desta vez a 'cabeça de ovo' não foi necessária, visto que ele está olhando por uma fresta na porta;
Fui definindo as áreas-chave do rosto , sempre gosto de começar pelos olhos, me situo melhor ao começar por eles, mas poderia começar por qualquer outro ponto;
Particularmente, gosto quando o desenho chega neste ponto - centro definido mas inacabado, acho legal. Usei muitas hachuras cruzadas para compor o sombreado. No rosto da Angelina , por se tratar de rosto feminino, o uso excessivo de sombras pode terminar por 'masculinizar' o rosto da mulher;
Hachuras cruzadas, sombras largas e atenção aos detalhes das rugas de expressão e às sobrancelhas grossas. A coisa mais marcante na imagem é a expressão de loucura do personagem, a qual tentei captar o máximo possível ( espero que tenha conseguido ). Uma coisa que aprendi com um artista foi de nunca separar-se os dentes com traços definidos - o ideal é deixá-los subentendidos, deixando os traços mais para os cantos onde os dentes vão 'sumindo' , isso deixa os desenhos de rostos mais estéticos. Separar os dentes deixa com jeito de amadorismo e deve-se fazê-lo só em casos especiais.

Bom, amigos, fica aí o exemplo. Espero que tenham gostado.

Grande abraço!


Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.