9 de abr. de 2011

Sketchbook - o famoso 'caderno de rascunhos'

"Sketchbook" ou "Caderno de rascunhos" - você ainda vai precisar de um!

Li a expressão 'sketchbook' há alguns meses atrás mas não liguei muito, ainda mais por se tratar de palavra gringa...
Pesquisando material para postar no blog , deparo-me novamente com essa expressão 'cabeluda' em alguns sites sobre desenho e afins e resolvi iniciar uma investigação sobre o assunto em questão.

rabiscos e idéias
Sketchbook, na verdade, nada mais é que um caderno de rascunho, onde a pessoa pode anotar idéias, para não esquecê-las e desenvolvê-las posteriormente; não deixar passar um momento de inspiração sequer; treinar o traço sem se preocupar com uma super arte-finalização etc etc - em suma - para rabiscar mesmo e treinar o seu processo criativo!!!!

o famoso Moleskine
Há uma marca famosa à venda no mercado chamada Moleskine, e pelo que eu soube, é uma marca importada. O problema é que além de não ser tão fácil de encontrar para comprar ( a não ser em grandes capitais ) o preço muitos vezes não o torna lá tããão atraente assim...

Daí, como não poderia deixar de ser, veio-me de chofre a indagação interior - " Porque diabos ter um caderno cheio de firulinha de nome pomposo se posso comprar um caderno de desenho ou outra coisa qualquer, se é só para rabiscar??"

Depois de várias pesquisas em blogs e sites e muito palavrório chocho encontrei no blog da artista plástica e webdesigner Eliana Tiné a explicação concreta e incisiva que eu procurava - fiz uma pergunta e a Eliana respondeu com um tópico explicativo, e pude entender , então, a importância que tantos artistas ( muitos de renome ) dão a este acessório tão simples mas tão essencial em seus trabalhos no dia-a-dia

Em seu site, além de dissertar sobre a importância do sketchbook, ela ainda ensina um passo a passo de como montar o seu próprio sketchbook e - acredite - vale a pena montar um.

Você pode personalizá-lo e escolher o tipo de papel ideal para compor os seus trabalhos, como sulfite, canson, cartolina etc etc
Montagem simples de um sketchbook
Para compor o seu sketchbook basicamente o que você terá que fazer é um trabalho simples de encadernação, e mesmo que você nunca tenha feito algo semelhante, acredite, é simples e fácil, só é preciso uma pequena dose de paciência.


Visite o site da artista Eliana Tiné e aprenda mais sobre como fazer o seu sketchbook passo-a-passo - o tutorial é dividido em 3 partes:
http://www.elianatine.com.br/sketchbook-1/

Encontrei também este outro blog que ensina outro passo-a-passo de como montar o seu sketchbook, e este conta com o download de uma animação em Flash muito bacana para uma melhor idéia de como encadernar o seu sketchbook:
http://prea.wordpress.com/2008/09/22/learning-object-objeto-de-aprendizagem-sketch-book-tutorial-sketch-book-como-fazer-sketch-book-design-ufes-encadernacao/#comment-543

Agora, me dêem licença que eu vou fazer o meu, quando estiver pronto , eu posto aqui todo o processo, em uma futura 'parte dois' deste tópico.


Grande abraço.






Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Oi! Eu amo seu blog,mais queria te fazer uma pergunta sobre esse post: Quando eu coloco a rolha no meio dos papéis,ela deve encostar no papel e grampear em cima dela ou tem que colocar ela um pouco mais pra frente e grampear atrás dela?m Por favor,me responda! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Você grampeia em cima da cortiça, Caroline, depois é só puxá-la suavemente e entortar as pontas do grampo no papel.
    Grande abraço, Carol!! =D

    ResponderExcluir

.Comentários neste blog são moderados, portanto não serão mais aceitos:
_comentários anônimos
_sem relação com o post;
_contendo links de PROPAGANDA de outros blogs ou qualquer tipo, com o pretexto de comentário ;
_conteúdo ofensivo e imbecilidades;

Este tipo de conteúdo será sumariamente deletado.